Edições Passadas
A primeira edição do Chocolat Festival Portugal, que decorreu no quarteirão cultural WOW, reuniu grandes personalidades e marcas do setor.
Foi de 20 a 23 de outubro de 2022 que aconteceu a primeira edição do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau, na Europa, e isso já chamou a atenção de alguns dos principais nomes do setor, os quais confirmaram a viagem para Gaia, para assistir e participar no festival.
De São Tomé e Príncipe, veio Adalberto Luís, Presidente da Cooperativa CEQAQ-11, responsável pela plantação de novas árvores, de forma a evitar a erosão do solo neste país de forte produção de cacau. Chantal Coady, Presidente da Academy of Chocolate Awards, veio do Reino Unido para conhecer o festival. Do mesmo destino veio também Spencer Hyman, fundador da Cocoa Runners.
Outras vozes incontornáveis neste mundo do cacau e do chocolate vieram ao evento: María Jiménez (Países Baixos) e Clay Gordon (EUA), mas também César de Mendes (Brasil), ativista ambiental e investigador de cacau da Amazónia, Helen López (Espanha), Diretora da Chocomad, e Julia Zotter (Áustria), da Zotter Schokolade.
Ainda no contexto internacional, o Chocolat Festival Portugal deu a (re)conhecer e a provar algumas das principais marcas de chocolate e de produtos ligados ao cacau e ao chocolate. Entre elas: Arcádia (Portugal), Casa Grande – Portugal, Douro's Flavours (Portugal), Feitoria do Cacau (Portugal), Maria Chocolate (Portugal), Taylor’s (Portugal), Vinte Vinte (Portugal), Kankel (Espanha), Dolfin (Bélgica), Tasse (Bélgica), Callebaut (Bélgica), De Mendes (Brasil), Mestiço Chocolates (Brasil), Chocoleyenda (Equador), FMB (Itália), Packint (Itália) e Lareka (Países Baixos). Também outras entidades, como o The Cacau Club, não faltaram a esta primeira edição europeia do certame.
No recinto do festival, os visitantes puderam ainda assistir a espetáculos no Palco Cacau e a palestras no Fórum do Cacau. Na Cozinha Kids, os mais pequenos puseram as mãos na massa (de chocolate). Decorreu ainda uma série de Workshops by Academia Vinte Vinte.
